sábado, 5 de abril de 2014

A utilização da Antologia de textos filosóficos na escola.

Esta semana a partir do incentivo do Projeto PIBID, eu, os professores estagiários e os alunos, nos aventuramos junto a coletânea  que foi distribuída pela SEED.

Na biblioteca do colégio ficam apenas dois volumes da obra, os demais ficam guardadas no camarim do teatro do colégio.



O que choca é que os livros estão no mesmo local de limpeza, pois o camarim esta desativado. E o pior é que mesmo o pessoal do colégio dando um duro danado para a conservação dos livros, ainda foram encontradas algumas aranhas dentro deles.




Mas isto não foi um problema para a utilização dos livros. Quando a Antologia é apresentada aos alunos, duas situações ocorrem: ou o medo pelo número de página dos livros, ou o suspiro, da vontade que os alunos tem em conseguir vencer o número de páginas e adquirir conhecimento.

Esta semana foram feitas duas utilizações da antologia, uma no grupo de estudos e outra em sala de aula com os alunos. Nos dois casos antes de iniciar as atividades, foi feito um breve comentário sobre o livro. Foi muito interessante ver a reação dos alunos em saber que o lançamento do livro foi vivido e experimentado por esta que vós conta; e também por eles saberem que o pessoal do PIBID tem contato/aula com os professores que escreveram a Antologia.

 - Marcos Campos, Anderson Barteli, Priscilla Sisto Dalmarco e Bernardo Kestringer, um dos professores organizadores da Antologia. 26/04/2010 - 

O Grupo de Estudos de Filosofia do Col. Lysímaco, trabalhou o texto " Mulheres sujeitai-vos aos vossos maridos", de Voltaire, que foi apresentado em primeira mão nas Antologias pela tradução do Profº Dr. Rodrigo Brandão (UFPR). A discussão sobre o texto que tinha a previsão de debate para duas horas de encontro, e se estendeu pela tarde inteira numa discussão acalorada sobre filosofia e costumes.

- Encontro realizado no dia 01/04/2014. -

O contato dos alunos com a Antologia leva a uma série de descobertas e enfrentamento de algumas barreiras colocadas à filosofia. Temáticas como política, indiferença, feminismo entre outros encontrados na Antologia despertou o interesse e auxiliou no desenvolvimento do trabalho do primeiro trimestre dos alunos do segundo ano, quanto a questão da moral e das virtudes.

Fotos da aula de sexta, 04/04/2014.









É muito interessante ver como decorre uma aula com o material correto e a instrução certa podem fazer a diferença e romper barreiras quanto a fonte de conhecimento. Os alunos também tiveram acesso ao livro por PDF, disponibilizado por internet e Bluetooth; deste modo a Antologia de textos filosóficos ficou disponibilizada inclusive por telefone celular pelo sistema android.

Um dos comentários que eu ouvi da equipe do colégio, foi de que os livros quase foram jogados fora, e que eu fui a primeira professora a utilizar o livro na escola. Ainda bem que eles foram guardados, pois o conteúdo das Antologias é algo que desperta o interesse pelas temáticas filosóficas nos alunos.

Só pra constar, segue o link desta joia que está ao alcance de todxs:


Nenhum comentário:

Postar um comentário