quarta-feira, 12 de novembro de 2014

2ºs A/D: Sucesso na Feita Culural, Carnaval Vienense Iluminista.


Hoje foi um dia mágico! Todo o esforço de quase um mês e meio de estudo embasado no iluminismo pelos alunos do 2º A e 2ºD tivessem sua festa dentro da Semana Cultural do Col. Lysímaco. A festa cultural estava linda, os alunos sorriam, brincavam na recriação dos Salões Iluministas; com direito a Jardim Suspenso, Sala de Jogos e Salão Gastronômico (sim, dividimos o salão em três ambientes, ficou pequeno para tamanha festa). Os mascarados fizeram a festa, ligando a cultura da ilustração com a contemporaneidade de elementos atuais. Tamanha a proporção da Semana Cultural, que acabou virando uma festa! Foi lindo ver os olhos arregalados das pessoas que passaram pela nossa atividade, o espanto pela descoberta da transformação de elementos dentro de um local comum encantou a todos.


A Semana Cultural foi construída e idealizada dentro de várias aulas de filosofia com a ajuda do Profº Estagiário Ricardo Balen, que fez um belíssimo trabalho como coordenador da atividade junto aos alunos no planejamento e execução das atividades do Carnaval Vienense, junto ao baile de mascaras, tanto na parte intelectual com pesquisas, quanto na motivação dos alunos.



                        O programa PIBID da UFPR ajudou com os custos de material de papelaria, ou seja, todo o jardim suspenso, os verbetes colocado em molduras feitas de papel kraft, tinta e outros elementos, como muita cola, foi doado pelo programa, só temos a agradecer pelo o incentivo à educação e a cultura, que só foi realizado pelo auxílio da CAPES. Atividades como esta, que vão além da didática em sala de aula, são fundamentais para os alunos, pois desenvolvem o lúdico, e assim proporcionam o gosto e o prazer do estudo, os sorrisos do dia de hoje dizem tudo, pois é um novo olhar sobre a filosofia, que vai muito além da leitura de obras clássicas da filosofia; portanto pode-se dizer que o encantamento por uma matéria de cunho reflexivo se da a partir da apropriação do conteúdo pelos alunos. E que apropriação! Não é meus pupilos?







                       Hoje vocês fizeram desta professora uma pessoa muito feliz! Ao ver que todo o esforço e desempenho de vocês principalmente nestes últimos dias. Foram vários dedos colados e queimados, esforço no contra turno, pedidos aos professores de outras matérias para que vocês pudessem mostrar que a filosofia é muito mais do que se possa imaginar.



            Não tenho palavras para escrever o quão grande é o meu contentamento de alegria e harmonia que vocês me proporcionaram no dia de hoje. Estudo o iluminismo desde 2010, que alias é o grande amor da minha vida como pessoa e como pesquisadora, e vocês meus caros alunos, fizeram desse ser neo-iluminista acreditar e não perder as esperanças na educação, como diria Voltaire em seus verbetes “ a hora feliz é um momento ao qual nos gostaríamos que se prolongasse o maior tempo possível”; e vocês me deram este momento que ficará registrado para sempre em minha memória. No dia de hoje vez me ajudaram a concretizar parte da minha pesquisa, no caso o da minha Graduação em Filosofia; A Felicidade segundo a Razão, e a minha Especialização em Filosofia da Educação; Educação e Natureza Feminina no Século das Luzes: Sophie de Rousseau x Émilie do Châtelet, este último que inclusive o Profº Celso Pinheiro estava na minha banca e a Profª Karen Franklin foi minha orientadora. Hoje sou supervisora do Projeto de Filosofia 3, onde o Profº Celso é o meu Coordenador do PIBID; e a Profª Karen também como Coordenadora de outros projetos do PIBID; posso dizer com muito carinho e respeito que sinto muito orgulho de trabalhar junto com eles pela educação na formação de futuros professores de filosofia.





- Ricardo Balen, pibidiano, Profº Celso, eu: Profª Priscilla, Profª Karen e Diogo Mattar - 
 - Integrantes do PIBID UFPR - 

            Definitivamente é muito bom poder me abrir pelo blog e agradecer a todos vocês que fizeram a concretização da minha pesquisa, posso dizer com todo o carinho do mundo, foi a concretização de anos de estudos, estou muito feliz e orgulhosa de todos vocês, alunos e estagiários, muito obrigada pela pesquisa e dedicação para esta feira da Semana Cultural.
            Gostaria também de agradecer à toda equipe do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa por possibilitar a apropriação da cultura a partir do desenvolvimento intelectual junto aos alunos ao longo deste ano. 2ºA: que surpresa boa vocês me deram!!! Olha, lembro das primeiras aulas sobre a Semana Cultural, que nem eu queria pegar vocês!!!!! E olha como o esforço, leituras, pesquisas e trabalho renderam no dia de hoje. 2ºD: que coisa boa poder confiar em vocês!!!! Vocês sempre proativos, dedicados e aplicados, melhor do que o dia de hoje, só mesmo vocês comentando como as aulas de filosofia ajudaram na prova do ENEM; e isso se refletiu no carinho e dedicação. De ambas as turmas, nossa que quitutes gostosos vocês fizeram!!!! Estou até agora com o sabor delicioso das comidas que vocês prepararam. Quanto capricho de vocês ao preparar a comida e expô-la no colégio; vocês cumpriram com o objetivo, despertar os sentidos através da visão, olfato e degustação, realmente vocês fizeram um excelente trabalho. Sem falar na explicação teórica da grande maioria que arrancou suspiros e clamores ao nosso trabalho.




            Não há também o que comentar das belas roupas e mascaras as quais vocês correram atrás; não há como dizer quem estava mais belo ou bela, pois vocês foram minuciosos na representação das classes do período iluminista, desde os sem culotes, ciganas e piratas, classe trabalhadora, soldados do rei, com vários mosqueteiros, os corvos do Jardim, burguesia e nobreza. Foi um trabalho maravilhoso na questão da interdisciplinaridade; filosofia, história e artes; simplesmente perfeito, inimaginável; algo que superou as expectativas.






            Queridos e queridas: realmente só tenho à agradecer do fundo do meu coração, e com toda a astúcia que meu intelecto racional é capaz; MUITO OBRIGADA PELAS LEMBRANÇAS QUE VOCÊS ME PROPORCIONARAM HOJE <3
            Com lágrimas de felicidade termino este “longo” agradecimento.
            Muitos beijos e abraços a todos que fizeram esta manha de sonhos ser uma manha prazerosa de construção de conhecimento para todos que estivessem dispostos a aprender. Hoje vocês concretizaram a razão do filosofar.
Carinhosamente
Profª Mestranda Priscilla;
Ou hoje
Madame Pom Pom Newton
(Émilie du Châtelet)



Nenhum comentário:

Postar um comentário