Vocês se lembram que comentei com vocês que eu precisaria da ajuda de vocês? Então, chegou a hora de vocês me ajudarem a estudar. Segue o termo e logo abaixo o link para vocês responderem o questionário. Lembrando que a pesquisa é só para os alunos dos primeiros ano do colégio ao qual estou dando aula este ano de 2014. Também a pesquisa é voltada para os alunos que fizeram o segundo trimestre comigo, e não em outro colégio e ou com outro professor. Por favor seja, sinceros, não mintam nem omitam nenhuma informação. Vocês não precisam se preocupar, pois como este questionário é virtual, a identidade de vocês será preservada.
Caso você, aluno, esteja de acordo com os termos da ajuda na pesquisa, segue o link para responder o questionário:
É com muito amor e carinho que hoje venho escrever para vcs.
Na sexta-feira dia 21/11/2014; os alunos do Col. Estadual Profº Lysímaco Ferreira da Costa, participou em meio a muitas informações equivocadas, e por vezes faltosa; da IV OLIMPÍADA FILOSÓFICA UFPR/NESEF. Foi um evento de grande porte, que não contou com a ajuda/apoio da SEED-PR. O evento contou com várias escolas inscritas na Etapa Regional de Curitiba, alunxs e professores lotaram o anfiteatro 100 da UFPR da Reitoria, e depois os alunos foram divididos em cinco salas. O evento teve várias mudanças de horário em cima da hora.
Infelizmente somente parte dos nossos alunxs puderam comparecer, afinal esperávamos que o evento tivesse validade de forma integral quanto a inscrição. Antes era para ser no dia 14/11/14 e depois a data foi alterada para o dia 21/11/14, e ficamos sabendo de última hora que o evento não seria o dia inteiro, não afetando o calendário escolar, que está no final de ano letivo, e todxs os alunxs tiveram três provas durante o período da manha; e esta profª q vos fala, marcou cinco provas para o período da manha. Se não fosse a colaboração e a integração de todas as partes do Colégio Lysímaco, principalmente da Direção, Rosane e Jailson e da pedagoga Ofélia; assim como a profª Claudia e o profº Anderson, junto a ajuda dos estagiários do PIDID UFPR em Filosofia, nos do Grupo de Estudos em Filosofia do Col. Lysímaco, não participaríamos da IV Olimpíada Filosófica. Mesmo tendo a liberação do colégio para refazer as provas, xs alunxs do colégio mostraram alto grau de comprometimento com a educação e com a ética, se dividindo entre o colégio e a olimpíada.
Sentimos muito a falta de nossxs companheirxs de estudo, pois além do tema do iluminismo ter sido estudado desde o início do ano; desde o final de julho tivemos encontros que passaram do quinzenal, ao semanal, e por fim duas vezes por semana para a preparação do material para a IV Olimpíada Filosófica. Foram 10 alunos, 7 professores e a colaboração do PIBID, sem falar nos pais que a todo momento foram solicitos à causa do filosofar. Não fomos só em quatro pessoas, mas estavamos todxs nós carregando consigo aqueles que tiveram suas responsabilidades e não puderam comparecer ao evento, vocês fizeram muita falta, o evento teria sido muito melhor com a presença de vocês.
A sala inicialmente estava lotada para a participação dos alunos. Faltou local para que os alunos colocarem seus poster que falavam sobre os trabalhos, sem falar nos alunos que ficaram sentados no chão.
Todos os alunxs tiveram a oportunidade de explicar sobre o que era o trabalho. Nossa sala contou com mais seis trabalhos de várias escolas, inclusive da região metropolitana de Curitiba. Eis aqui a nossa explicação do trabalho pelxs alunxs Felipe e Maitê:
Todos os trabalhos mostraram um grande nível de aprofundamento filosófico e qualidade estética, ao qual foram abordados temas sobre política e ética, levando xs participantes à uma grande viagem através da filosofia apresentada nos trabalhos. Parabéns a todxs os professores e alunxs pelos trabalhos, e pela oportunidade de dialogarmos sobre eles durante a manha.
Foram belos trabalhos apresentados. Após o intervalo quatro colégios que haviam apresentado anteriormente foram embora antes da apresentação do nosso trabalho, uma pena, pois o nosso trabalho teve o maior tempo de discussão dentre todos os trabalhos apresentados, o que foi de grande valia para todxs os presentes. Dentre o debate de certa forma acalorado, foi se repensada algumas situações após a apresentação da Rádio Novela MULHERES SUJEITAI-VOS AOS VOSSOS MARIDOS. Logo em breve posto o debate iniciado após a demonstração do nosso produto apresentado para a Olimpíada Filosófica.
Vejam que bacana os momentos finais da nossa apresentação e as últimas palavras do Profº Alessandro, mediador da nossa fase da olimpíada:
Após o debate, e a organização da IV Olimpíada Filosófica ficar sabendo do ressentimento pelas mudanças em cima da hora. O Profº Ademir e o Profº Geraldo vieram participar dos últimos momentos da nossa participação da olimpíada.
Tanto o Profº Geraldo, quanto o Profº Ademir vieram pedir desculpas pelos problemas de comunicação da olimpíada, e se justificaram quanto aos problemas ocorridos na semana que antecedeu a olimpíada, que acabaram prejudicando a participação do Grupo de Estudos do Colégio Lysímaco. Os professores disseram que escreveriam uma carta pela não participação de todos no evento, e pediram desculpas pelo transtorno causado.
No mais, as notícias são muito boas!
PASSAMOS PARA A FASE ESTADUAL DA IV OLIMPÍADA FILOSÓFICA, que acontecerá em maio de 2015. E mais! Como a nossa radio novela foi a re-adaptação do roteiro para uma peça de teatro, a organização pediu para que apresentássemos a ideia original, ou seja, temos muito trabalho a fazer para a próxima etapa!
**********************PARABÉNS AOS AMADXS ALUNXS <3 ***********************
Que se dedicaram de forma integral à este trabalho maravilhoso que foi apresentado. Que a partir da extensão da realidade, assim como a proposta de Voltaire para a realidade, vocês arrancaram risos durante a apresentação do nosso trabalho. Levaram aos ouvintes a uma profunda reflexão sobre a nossa realidade a ao que nos sujeitamos quase que diariamente, junto ao domínio dos opressores, que por falta de cultura trazem a violência, que por vezes passa despercebida. Vocês conseguiram de forma leve e não violenta mostrar como a ética no que diz respeito ao gênero vem sido debatida desde o século XVIII, e que tudo depende do ponto de vista ao qual é colocada cada situação. Abaixo aos ISMOS da sociedade!!!!
Parabéns à todxs, em especial os alunxs: Reneta Requião, Gabriel de Andrade, Milena de Souza, Mariana Pedroso, Ana Carolina Almeida, Isadora Brito, Yeza Barbosa. Que por responsabilidade e compromisso não faltaram com seus deveres de alunxs.
À Maitê Monticelli e Felipe Cavichiolo da Silva, que mesmo sabendo da responsabilidade no colégio assumiram o compromisso de defender nosso Grupo de Estudos nesta olimpíada, e cumprirão com seus deveres junto a segunda chamada das provas perdidas na sexta dia 21/11/2014.
Agradeço também aos professores colaboradores: Maria Cristina Loyola, Anderson Barros, Eloiza Maia, Claudia Vanessa Cavichiolo e Bhorel Enrique Santinho da Silva, que estavam em aula, e não puderam comparecer pela mudança de horário não avisada previamente. E também agradeço ao PIBID FILOSOFIA 3, que desde a parte dos estagiários à coordenação do Profº Celso Pinheiro abraçaram e apoiaram o Grupo de Estudos nesta empreitada. Gostaria de reforçar que se não fosse pela profª Claudia, pelo Profº Anderson, e pelo Profº Estagiário Diogo, eu não teria comparecido à olimpíada, muito obrigada pelo apoio, principalmente nestes últimos dias.
E QUE VENHA A ETAPA REGIONAL!!!!
ESTAREMOS MAIS UNIDOS DO QUE NUNCA!!!!
Beijos e abraços a todxs que contribuíram para este trabalho.
Afinal tudo é aprendizagem, e estaremos juntos na estadual.
Hoje foi um dia mágico! Todo o
esforço de quase um mês e meio de estudo embasado no iluminismo pelos alunos do
2º A e 2ºD tivessem sua festa dentro da Semana Cultural do Col. Lysímaco. A
festa cultural estava linda, os alunos sorriam, brincavam na recriação dos
Salões Iluministas; com direito a Jardim Suspenso, Sala de Jogos e Salão Gastronômico
(sim, dividimos o salão em três ambientes, ficou pequeno para tamanha festa).
Os mascarados fizeram a festa, ligando a cultura da ilustração com a contemporaneidade
de elementos atuais. Tamanha a proporção da Semana Cultural, que acabou virando
uma festa! Foi lindo ver os olhos arregalados das pessoas que passaram pela
nossa atividade, o espanto pela descoberta da transformação de elementos dentro
de um local comum encantou a todos.
A Semana Cultural foi construída e
idealizada dentro de várias aulas de filosofia com a ajuda do Profº Estagiário
Ricardo Balen, que fez um belíssimo trabalho como coordenador da atividade
junto aos alunos no planejamento e execução das atividades do Carnaval Vienense,
junto ao baile de mascaras, tanto na parte intelectual com pesquisas, quanto na
motivação dos alunos.
O programa PIBID da UFPR ajudou com os custos de material de
papelaria, ou seja, todo o jardim suspenso, os verbetes colocado em molduras
feitas de papel kraft, tinta e outros elementos, como muita cola, foi doado
pelo programa, só temos a agradecer pelo o incentivo à educação e a cultura,
que só foi realizado pelo auxílio da CAPES. Atividades como esta, que vão além
da didática em sala de aula, são fundamentais para os alunos, pois desenvolvem
o lúdico, e assim proporcionam o gosto e o prazer do estudo, os sorrisos do dia
de hoje dizem tudo, pois é um novo olhar sobre a filosofia, que vai muito além
da leitura de obras clássicas da filosofia; portanto pode-se dizer que o
encantamento por uma matéria de cunho reflexivo se da a partir da apropriação
do conteúdo pelos alunos. E que apropriação! Não é meus pupilos?
Hoje vocês fizeram desta professora uma pessoa
muito feliz! Ao ver que todo o esforço e desempenho de vocês principalmente nestes
últimos dias. Foram vários dedos colados e queimados, esforço no contra turno,
pedidos aos professores de outras matérias para que vocês pudessem mostrar que
a filosofia é muito mais do que se possa imaginar.
Não tenho
palavras para escrever o quão grande é o meu contentamento de alegria e
harmonia que vocês me proporcionaram no dia de hoje. Estudo o iluminismo desde
2010, que alias é o grande amor da minha vida como pessoa e como pesquisadora,
e vocês meus caros alunos, fizeram desse ser neo-iluminista acreditar e não
perder as esperanças na educação, como diria Voltaire em seus verbetes “ a hora
feliz é um momento ao qual nos gostaríamos que se prolongasse o maior tempo
possível”; e vocês me deram este momento que ficará registrado para sempre em
minha memória. No dia de hoje vez me ajudaram a concretizar parte da minha
pesquisa, no caso o da minha Graduação em Filosofia; A Felicidade segundo a
Razão, e a minha Especialização em Filosofia da Educação; Educação e Natureza
Feminina no Século das Luzes: Sophie de Rousseau x Émilie do Châtelet, este
último que inclusive o Profº Celso Pinheiro estava na minha banca e a Profª
Karen Franklin foi minha orientadora. Hoje sou supervisora do Projeto de
Filosofia 3, onde o Profº Celso é o meu Coordenador do PIBID; e a Profª Karen
também como Coordenadora de outros projetos do PIBID; posso dizer com muito
carinho e respeito que sinto muito orgulho de trabalhar junto com eles pela
educação na formação de futuros professores de filosofia.
Definitivamente
é muito bom poder me abrir pelo blog e agradecer a todos vocês que fizeram a
concretização da minha pesquisa, posso dizer com todo o carinho do mundo, foi a
concretização de anos de estudos, estou muito feliz e orgulhosa de todos vocês,
alunos e estagiários, muito obrigada pela pesquisa e dedicação para esta feira
da Semana Cultural.
Gostaria
também de agradecer à toda equipe do Colégio Estadual Professor Lysímaco
Ferreira da Costa por possibilitar a apropriação da cultura a partir do
desenvolvimento intelectual junto aos alunos ao longo deste ano. 2ºA: que
surpresa boa vocês me deram!!! Olha, lembro das primeiras aulas sobre a Semana Cultural,
que nem eu queria pegar vocês!!!!! E olha como o esforço, leituras, pesquisas e
trabalho renderam no dia de hoje. 2ºD: que coisa boa poder confiar em vocês!!!!
Vocês sempre proativos, dedicados e aplicados, melhor do que o dia de hoje, só
mesmo vocês comentando como as aulas de filosofia ajudaram na prova do ENEM; e
isso se refletiu no carinho e dedicação. De ambas as turmas, nossa que quitutes
gostosos vocês fizeram!!!! Estou até agora com o sabor delicioso das comidas
que vocês prepararam. Quanto capricho de vocês ao preparar a comida e expô-la
no colégio; vocês cumpriram com o objetivo, despertar os sentidos através da
visão, olfato e degustação, realmente vocês fizeram um excelente trabalho. Sem
falar na explicação teórica da grande maioria que arrancou suspiros e clamores
ao nosso trabalho.
Não há
também o que comentar das belas roupas e mascaras as quais vocês correram
atrás; não há como dizer quem estava mais belo ou bela, pois vocês foram minuciosos
na representação das classes do período iluminista, desde os sem culotes,
ciganas e piratas, classe trabalhadora, soldados do rei, com vários mosqueteiros,
os corvos do Jardim, burguesia e nobreza. Foi um trabalho maravilhoso na
questão da interdisciplinaridade; filosofia, história e artes; simplesmente perfeito,
inimaginável; algo que superou as expectativas.
Queridos e
queridas: realmente só tenho à agradecer do fundo do meu coração, e com toda a
astúcia que meu intelecto racional é capaz; MUITO OBRIGADA PELAS LEMBRANÇAS QUE
VOCÊS ME PROPORCIONARAM HOJE <3
Com
lágrimas de felicidade termino este “longo” agradecimento.
Muitos
beijos e abraços a todos que fizeram esta manha de sonhos ser uma manha
prazerosa de construção de conhecimento para todos que estivessem dispostos a
aprender. Hoje vocês concretizaram a razão do filosofar.
A partir da proposta da Olimpíada Filosófica NESEF/UFPR, os alunos do Grupo de Estudos de Filosofia, Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, sob a orientação da Profª Mestranda Priscilla Sisto Dalmarco, professores colaboradores e com o apoio do PIBID Filosofia 3 do Coordenador Celso Pinheiro.
Com o tema geral: FILOSOFAR; a ideia de título para o tema na: Experiência do Filosofar, o tema escolhido foi: MULHERES SUJEITAI-VOS AOS VOSSOS MARIDOS, texto original do filósofo Voltaire, com a tradução contida na Antologia de Textos Filosóficos.
A escolha do grupo foi dada pela pesquisa desenvolvida desde o início das atividades do grupo de estudos em março de 2014 com o foco no iluminismo francês. Em julho o grupo decidiu participar da experiência da Olimpíada Filosófica NESEF/UFPR, e a partir daí os estudos foram focados para a experiência do filosofar a partir da leitura e aprofundamento junto a contextualização do tema da submissão feminina, com a ideia de estudar como isto afeta até os dias de hoje a sociedade a partir do não esclarecimento e de formas intolerantes de culturas que assolam nosso cotidiano.
Mulheres Sujeitái-vos aos Vossos Maridos, foi inicialmente pensado no formato de teatro, pela questão do tempo, foi readaptada para a proposta de radionovela.
Foram vários dias de leitura e debates sobre o tema, do que acontecia no século XVIII até os dias de hoje, pensando na questão de como a cultura influencia nas questões cotidianas de gênero, junto a fatores reproduzidos, e muitas vezes não sentidos na sociedade atual. Na montagem do teatro e do roteiro, nos do grupo de estudos tivemos a colaboração dos professores: Anderson Barros (português/inglês e com formação em teatro), Eloiza Maia (português/inglês e com desenvolvimento amplo de teatro na escola) e Maria Cristina Loyola (artes e com desenvolvimento amplo de teatro na escola).
Muito obrigada aos alunxs: Reneta Requião, Gabriel de Andrade, Milena de Souza, Felipe Cavichiolo da Silva, Mariana Pedroso, Ana Carolina Almeida, Isadora Brito, Yeza Barbosa e Maitê Monticelli; pelos muitos debates e analise de discursos, leituras e vídeos. Obrigada pela ajuda dos pidibianos de filosofia: Diogo Mattar, João Renato Tonatto, Elio da Silva, Martina Sohn Fischer e Ricardo Balen pela contribuição e o olhar da universidade nos horários de contra turno escolar.
REFERÊNCIAS UTILIZADAS PELO GRUPO DE ESTUDOS:
BADINTER, Elisabeth. Émilie, Émilie, a Ambição Feminina no Século XVIII. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003.
______________. As Paixões intelectuais Volume II. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2007.
______________. O que é uma Mulher? Rio de Janeiro: Editora Nova Froneira, 1991.
BODANIS, David. Mentes Apaixonadas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012.
CHÂTELET, Madame du. Discurso Sobre a Felicidade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
DEFFAND, Madame du. Cartas a Voltaire. São Paulo : Editora Mandarim, 1996.
PARANÁ. SEED. Antologia de Textos Filosóficos Marçal, J. (org.). Curitiba, 2009. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/arquivos/File/cadernos/antologia_completa.pdf
______________. Poema sobre o desastre de Lisboa. Disponível em: http://mapriscilla.blogspot.com.br/2014/03/primeiro-texto-do-grupo-de-estudos-de.html
WATSON, Emma.HeForShe: Discurso de Emma Watson para a ONU [Legendado] https://www.youtube.com/watch?v=CT9-CF3Wpmo acessado em 25 de outubro de 2014 ás 14:00.